circuitos de armazenamentos
Nos sistemas digitais, e em particular nos computadores, as informações estão representadas por conjuntos de dígitos binários denominados "palavras". Nos computadores atuais o tamanho da palavra é de 32, 64 ou 128 bits. Porém, até há pouco tempo atrás, os computadores pessoais usavam apenas 8 e 16 bits.
Naturalmente, um sistema digital é projetado para trabalhar com um determinado tamanho de palavra, devendo portanto conter recursos de hardware que lhe permitam processar e armazenar simultaneamente conjuntos de n bits, onde n é o tamanho da palavra.
A seguir estudaremos os circuitos digitais responsáveis pelo armazenamento de informação. Alguns destes circuitos são construídos de modo a também poder manipular a informação armazenada. Dentre as operações possíveis estão os deslocamentos (à direita e à esquerda), o incremento e o decremento.
5.1 Registradores
Um registrador é um circuito digital formado por n flip-flops, de modo a poder armazenar simultaneamente (e de maneira independente) n bits. Trata-se de um tipo de elemento de armazenamento básico: um processador possui um conjunto de registradores que pode variar de três a algumas dezenas. A existência de registradores dentro do processador acelera o processamento, pois os dados que estão sendo manipulados ficam armazenados próximo dos recursos de processamento (ULA, por exemplo), o que reduz os acessos feitos à memória.. A figura 5.1 mostra um registrador de 4 bits feito com flip-flops D (disparados pela borda ascendente).
D3
D1
D2
Q
D
Q
D
C
3
C
D0
Q
Q
C
Q
D
2
D
Q
C
1
Q
0
Q
CK
Q3
Q2
Q1
Q0
Figura 5.1 - Um registrador de 4 bits, com carga paralela.
Note que cada flip-flop é responsável pelo armazenamento de um bit, seguindo a notação posicional, e que cada bit possui um caminho independente dos demais, tanto para entrada como para a saída. Por isso, o registrador é dito "de