os principais registradores
• 128 registradores de uso geral (r0-r127), de 64 bits, usados para operações sobre inteiros e operações multimídia. Cada registrador tem um bit adicional, o NaT (Not a Thing) que indica se o valor armazenado no registrador é válido ou não. A execuçãode instruções especulativas pode fazer com que o NaT seja ligado. O registrador r0 só pode ser lido e sempre retorna o valor zero.
• 128 registradores de ponto flutuante (f0-f127), de 82 bits, usados para cálculos de ponto flutuante. Os dois primeiros, f0 e f1, só podem ser lidos e sempre contém os valores +0.0 e +1.0, respectivamente.
• 64 registradores predicado (p0-p63), de 1 bit, que determinam a execução ou não das instruções em que são especificados. O registrador p0 só pode ser lido e sempre retorna 1 (true).
• 8 registradores de branch (b0-b7), de 64 bits, usados para especificar endereços de destino de branches indiretos.
• Até 128 registradores de aplicação (ar0-ar127), de 64 bits, usados para diferentes propósitos. Apesar de nem todos existirem fisicamente, todos os 128 identificadores estão reservados para uso futuro. Estes registradores comumente possuem aliases; por exemplo, ar66 é o Epilogue Counter, reconhecido pelo assembler com ar.ec.
• O Instruction Pointer é um registrador de 64 bits que contém o endereço do bundle que estiver executando no momento.
por isso O registrador (português brasileiro) ou registo (português europeu) de uma CPU (unidade central de processamento) é uma unidade de memória capaz de armazenar n bits. Os registradores estão no topo da hierarquia de memória, sendo assim, são o meio mais rápido e caro de se armazenar um dado.
Lembrando que os registradores são circuitos digitais capazes de armazenar e deslocar informações binárias, e são tipicamente usados como um dispositivo de armazenamento temporário. 1
São utilizados na execução de programas de computadores, disponibilizando um local para armazenar dados. Na maioria dos