Contador
O presente artigo tem o objetivo de analisar as atuais normas internacionais da contabilidade nas pequenas e médias empresas, baseado nas pesquisas em livros e Comitê de Pronunciamentos Contábeis – Pronunciamento Técnico PME Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas Correlação as Normas Internacionais de Contabilidade – The International Financial Reporting Standard for Small and Medium-sized Entities (IFRS for SMEs). Visando o seguinte instrumento de estudo: a utilização da contabilidade e regras aplicadas as entidades de pequeno e médio porte, contendo também as diferenças entre as normas internacionais e brasileiras de Contabilidade NBC-CFC.
Também é abordado o uso das informações contidas nos relatórios contábeis, os livros obrigatórios a serem entregues e o que precisa ser feito quanto às regras e entrega de relatórios financeiros segundo as leis fiscais e informações fornecidas fora das demonstrações contábeis e/ou e que melhoram a capacidade do usuário de tomar decisões econômicas, usando como base para a tomada de decisão por vasta gama de usuários (fornecedores, clientes e possíveis investidores).
Palavras-Chave: Medias e Pequenas Empresas, Normas Internacionais da Contabilidade, Pronunciamento Técnico, Aplicação de regras, Leis Fiscais, Decisões Econômicas.
Introdução
O atual mercado de trabalho vem crescendo mais a cada dia, e com eles novos empreendedores e gestores começam a abrir seu próprio negocio ou chamada empresa de médio e pequeno porte. Podemos observar que houve um salto de 29% de crescimento de novos empreendedores no Brasil entre 2005 e 2008, conforme pesquisa realizada pelo Jornal Estadão publicada em 30/04/12, o que acarretou no crescimento de pelo menos 80% dos empregos no Brasil que foram criados a partir dessas pequenas e medias empresas (PMEs) o que vem de encontro com o significativo desenvolvimento e crescimento do país.
A partir desses novos empreendedores é que surgem às pequenas e medias