Contador
UNIDADE CAMPO LIMPO
ATPS de Empreendedorismo
SÃO PAULO
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO
UNIDADE CAMPO LIMPO
ATPS de Empreendedorismo
SÃO PAULO
2014
PRIMEIRA ETAPA
Passo 01: Análise dos capítulos 01 e 02 do PLT
O Processo Empreendedor
O empreendedorismo no Brasil iniciou-se No ano de 1900, nesse mesmo tempo foram criadas empresas como o Sebrae e a Softex. O Sebrae ajudava pequenos empresários dando o suporte necessário para desenvolverem-se. E a Softex com outros meios de comunicação fizeram o empreendedorismo ser conhecido no Brasil.
No ano de 2000, o Brasil é apontado como o país com maior percentual com relação a habitantes/novos empreendedores.
Com estudos da GEM (Global Entrepreneurship Monitor) surgiram duas definições ao empreendedorismo. A primeira seria o empreendedor visionário que vê a oportunidade e a transforma visando um desenvolvimento econômico. A segunda é o empreendedor por necessidade como fuga do desemprego, muitas vezes esses fracassam em seu negocio, o que é comum no Brasil.
Muitos confundem os termos empreendedor e administrador. O administrador concentra-se no ato de planejar, organizar, dirigir e controlar; o que os diferenciam é que o empreendedor tem todas essas funções e ainda são visionários, são mais preocupados com estratégias e o constante planejamento com uma visão de futuro.
Empreendedorismo é a união de pessoas que transformam ideias em oportunidades. Segundo Joseph Schumpeter, o empreendedor é aquele que modifica a ordem econômica por meio de suas inovações; já Kirzner pensava que empreendedor é aquele que identifica oportunidades de imediato mesmo em meio à desordem e turbulência, ou seja, ambos caracterizam o empreendedor como um ser que identifica oportunidades, estando atento a situações diversas, correndo riscos calculados.