CARACTERIZAÇÃO TEXTURAL DOS SEDIMENTOS SUPERFICIAIS DE FUNDO E DINÂMICA SEDIMENTAR NA BAÍA DE GUANABARA, RIO DE JANEIRO.
654 palavras
3 páginas
Os ambientes costeiros,correspondem à zona em que o ambiente continental influencia o ambiente marinho e vice-versa. Estas áreas são de transição entre os continentes e oceanos sofrendo influências tanto dos fatores continentais como dos marinhos. Tal fato confere características complexas e equilíbrio facilmente alterado por ações antrópicas (UERJ – PETROBRÁS, 1991). A descarga do escoamento superficial de origem terrestre nas regiões costeiras, resulta na mistura de materiais e processos, muitas vezes em ambientes conhecidos como estuários. De acordo com Perillo (1995), um estuário é um corpo de água costeiro semi-fechado que se estende até o limite efetivo da influência da maré, no interior do qual a água que entra por uma ou mais conexões com o mar aberto, ou qualquer outro corpo de água salina, é significantemente diluído com água doce da drenagem continental, sendo capaz de manter parte ou o ciclo de vida completo de espécies eurihalinas. Pritchard (1952) divide os estuário em positivos e negativos, onde os estuários positivos são aqueles em que o influxo de água doce derivada da descarga dos rios e da precipitação excede a perda causada pela evaporação. A salinidade superficial é conseqüentemente menor dentro do estuário do que no mar aberto. Nos estuários negativos a evaporação excede o influxo de água doce (rios e precipitação) levando à condição de hipersalinidade dentro do estuário.
O tipo de interação que ocorre entre a massa de água salgada e a massa de água doce, é importante na sedimentação de um estuário e representa um outro parâmetro para classificação. Existem três tipos de estuários, baseados na natureza e distribuição da zona onde a água doce e a água do mar interagem: os estuários bem estratificados, os parcialmente misturados e os bem misturados (Davis, 1983).
Pelas suas características ambientais, a Baía de Guanabara como um todo, pode ser classificada como um estuário positivo e de água parcialmente misturada (Baptista Neto, 1993).