Contactos Imediatos
TRABALHO DE CASA
Close Encounters of The Third Kind ou Contactos Imediatos de Terceiro Grau, é um filme lançado em 1978 e escrito e dirigido por Steven Spielberg. É um filme que aborda a temática da vida extraterrestre.
O enredo gira em torno da visita de uma série de objetos voadores não identificados à América. Embora sejam avistados por muitos cidadãos e deixarem claras evidências de sua presença, os média e funcionários do governo (pelo menos publicamente) rejeitam relatos das visitas. Mas os extraterrestres fazem duas coisas para ter a certeza que a sua presença será sentida. Transmitem números que correspondem à latitude e longitude de Wyoming, onde pensam pousar. E implantam, telepaticamente, uma imagem de Wyoming numa série de pessoas, essas mesmas que passam a sentir um desejo ingovernável de ir para lá.Não sendo, a nível artístico, um filme cativante, é-o pelo seu argumento. Ao longo do enredo, predomina sobretudo a crítica às tendências econômicas e ideológicas dos Estados Unidos. Essa crítica está presente na forma como a comunicação social e o governo gerem os estudos do personagem francês Lacombe, interpretado por François Truffaut, como as suas tentativas de contacto com a vida extraterrestre escondendo-os dos demais interessados, mantendo assim uma política propagandista que reforça o sistema ao mesmo tempo que cria entretenimento.
Já na fase final do filme de Steven Spielberg, numa cena com cerca de 40 minutos, está presente um fascínio quase obsessivo que a raça humana – retratada pelos técnicos – mantém sobre, não só a hipótese de existir uma raça extraterrestre, como a possibilidade de serem estabelecidos contactos com ela. No final, o intercâmbio consuma-se, os alienígenas retornam à nave, que, em seguida, sobe ao passo que os terráqueos observam com admiração.
É uma experiência cineasta arrebatadora pelo seu enredo e que o interroga.