Manual de seguança infantil
10694 palavras
43 páginas
Um Guia para pais E EducadoresEdição patrocinada por:
Segurança infantil Desaparecimento de crianças Utilização da internet
O meu manual de:
Com o Alto Patrocínio da Dra. Maria Cavaco Silva
Manual de Segurança Infantil 2011
REGRAS DE OURO
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CRIANÇAS DESAPARECIDAS
2
2011
Manual de Segurança Infantil 2011 Quando uma criança desaparece ou de algum modo é colocada em perigo, um dos sentimentos mais comuns nos pais é a culpa.
INTRODUÇÃO
Culpa por não terem sabido agir, culpa por não saberem, culpa por terem permitido, etc.
Este sentimento avassalador e que destrói progressivamente as famílias de crianças desaparecidas, não tem muitas vezes qualquer razão para existir. No entanto, a procura de uma explicação para um acontecimento tão trágico como o é o desaparecimento de uma criança, conduz, quase que inevitavelmente, os pais a sentirem que de alguma forma contribuíram para o sucedido. O mesmo acontece quando a criança é exposta a um perigo real e acaba por sofrer determinadas consequências dessa mesma exposição. Todos os pais e a sociedade em geral, têm o dever de cuidar e defender as crianças contra a violação dos seus mais elementares direitos. Prevenir é pois, proteger e defender a criança, assegurar que esta é envolta numa espécie de aura que a colocará, em princípio, em segurança.
A Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas, foi criada, nomeadamente, com o propósito claro de ampliar a protecção das crianças face aos perigos que envolve o seu desaparecimento e, ao mesmo tempo, proporcionar às suas famílias um adequado e específico acompanhamento. A prevenção primária tem sido, por outro lado, uma prioridade para a Instituição. Veicular informação útil, aconselhar, intervir activamente e analisar técnicas e procedimentos, tem sido tarefa de toda a equipa da APCD, onde se incluem membros de famílias de crianças desaparecidas.
Sendo elas seres vulneráveis e facilmente sujeitas a uma série de