sinergia
Em fisiologia, sinergia é o ato em que vários órgãos ou músculos se movem para o mesmo fim, com o mesmo objetivo. Em matemática, especificamente em teoria de sistemas, sinergia é a convergência das partes de um todo que têm o objetivo de chegar ao mesmo resultado.
Um exemplo de sinergia é quando existe apenas duas alternativas, entre duas pessoas, em vez de elas discutirem sobre qual a melhor, elas procuram a terceira, ou seja, a opção mais sinérgica, harmoniosa.
A sinergia é também um conceito muito importante no contexto empresarial, porque dentro de uma empresa, é importante haver sinergia entre diferentes departamentos, para que a ação conjunta resulte no sucesso da empresa.
Alguns sinônimos de sinergia podem ser: coesão, união ou entendimento. helena hsd,h,ajgv,mnb,mjge.kwgfkSinergia ou sinergismo (do grego συνεργία, συν- (syn-) "união" ou "junção" e -εργία (-ergía), "unidade de trabalho"), é definida como o efeito ativo e retroativo do trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou função.
Quando se tem a associação concomitante de vários dispositivos executores de determinadas funções que contribuem para uma ação coordenada, ou seja o somatório de esforços em prol do mesmo fim, tem-se sinergia. O efeito resultante da ação de vários agentes que atuam de forma coordenada para um objetivo comum pode ter um valor superior ao valor do conjunto desses agentes, se atuassem individualmente sem esse objetivo comum previamente estabelecido. O mesmo que dizer que "o todo supera a soma das partes".
É a ação combinada de dois ou mais medicamentos que produzem um efeito biológico, cujo