Contabilidade Pública
Diferença de contabilidade empresarial é que a contabilidade pública visa a aplicação dos recursos federais, estaduais e municipais ao município. O Orçamento Público tem as despesas fixas (água, luz, folha de pagamento, alimentação escolar, Medicamento controlados etc.) são definidos pelo plano diretor que é direcionado a atendimento de cada bairro dividido por setores.
PPA – Plano Plurianual é feito pelo gestor no seu primeiro ano de mandado e será aplicado por 04 anos mesmo ele ficando na gestão no ano subsequente a eleição.
LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias. Enviada antes do dia 15 de abril para ser aprovado pelo legislativo para ser aplicado ao ano seguinte.
LOA – Lei de Orçamento Anual. Execução e controle orçamentário respeitando Orçamento Fiscal, Orçamento de Investimentos e Orçamento de Seguridade Social.
As receitas vêm dos impostos arrecadados em âmbito Federal, Estadual e Municipal que vai alimentar o plano de contas do ano seguinte. Normalmente os recursos são estimados de um ano para o outro. O plano de conta é formulado enviado pelo Executivo ao poder Legislativo que assim que aprovado e sancionada e publicado para assim ser executado. Os créditos Adicionais são ajustes nos planos de conta tendo três características:
• Créditos Suplementares – São dotações já existente no plano de contas que precisa de ser aumentadas (ex. o aumento não previsto dos gêneros Alimentícios faz com que o valor estimado anual precisa ser aumentada por esta variável);
• Créditos especiais – São necessidades que surgem durante o ano que não fazia parte do plano de conta nem tem uma dotação especifica (ex. Um novo projetode ensino fechado com uma instituição e que precisa dar a este alunos durante o período de curso de duração de 10 meses alimentação, sendo uma necessidade especial).
• Créditos extraordinários – criados por ocasião de uma eventualidade ( como uma enchente em que atinge o povo e os órgãos públicos que precisa comprar vários