tipos de sondagens
ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
Carlos
Prof. Autimio
Salvador – Bahia
2014
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
Salvador – Bahia
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Desde a antiguidade para facilitar em suas obras, o homem usa de ferramentas para tornar o processo mais fácil e ágil. Temos como exemplo disso, as pedras que eram aproveitadas através da aplicação da sua força cinética, com o uso de uma alavanca.
Atualmente a construção civil, A arquitetura e a engenharia, são altamente dependentes do uso de máquinas. Muitas das grandes obras que conhecemos hoje, só foram possíveis de serem realizadas graças aos avanços no campo do maquinário. Temos em mãos máquinas e equipamentos tanto simples, como de altíssima tecnologia que possibilitam a construção de obras gigantescas.
Fazendo alusão a Pasinato, Botelho, Rohleder e Castro (2007), vemos que na história das máquinas, ao desenvolver uma obra sobre o assunto, Luiz Felipe Heide Aranha Moura, diretor da AMA (Organização de Desenvolvimento Cultural e Preservação Ambiental) disse: "Conhecer a história das máquinas é conhecer a vida de grandes gênios, revolucionários que com suas invenções isoladas articularam as veias do planeta. Pequenas engenhocas que resultaram em grandes soluções estratégicas para os modelos econômicos atuais".
Nessa perspectiva, segue listagem ilustrada de alguns das centenas de itens que formam os cenários dos canteiros de obras.
Máquinas e Equipamentos Manuais
Furadeira - Uma pua, furadeira ou berbequim, é uma máquina que tem como função principal a execução de furos. Outras operações, tais como alargamento e rebaixamento, também podem ser realizadas (Wikipédia,