contabilidade pre historia
2.1 PALEOLÍTICO
Sendo o período mais antigo da historia, o Paleolítico é a Idade da Pedra Lascada, que se estende-se de 3,5 milhões de anos a 10.000 a.C.
Grupos hominídeos vivem em pequenos bandos, alimentam-se de recursos naturais: caças, pesca e coleta de frutas, habitavam em cavernas. Lentamente apreendem a linguagem oral e a fabricação de instrumento de osso e pedra, produzem alguns instrumentos, lutam e fazem entalhes nas paredes (inscrições artísticas e contábeis).
No momento em que o homo sapiens chegou no estagio de começar a construir sua história, ele já estava formado físico e mentalmente.
Entende-se que nessa época, o ser humano deixou o de agir por emoção e passou a utilizar também o estado racional.
Com isso surgiram as primeiras expressões do pensamento registradas em símbolos e manifestações artísticas.
A primeira expressão racional humana, arqueologicamente foi constatada como o Registro Patrimonial, contábil.
Em pinturas e inscrições primitivas, é comum encontrar expressões artísticas relacionadas ao emocional, também a registros racionais, como unidades e quantidades.
Como comparar o desenho do objeto a quantidade do mesmo parece ter dado origem a conta primitiva, tal raciocínio humano usado como recurso inicial de representação contábil antes mesmo que o homem pudesse escrever ou mesmo calcular fazendo uso de números
Até os dias de hoje o processo de associar que ocorre em nossa mente é o mesmo, trocamos apenas o desenho por um titulo de conta e a quantidade que era demonstrada por traços e sulco agora por números.
Figura 01 – Representação da 1ª inscrição da contabilidade documentada Fonte:(htt//www.icbrasil.com.br)
Figura 02 – Desenhos Criptográficos Fonte:(htt//www.icbrasil.com.br)
Figura 03 – Desenhos encontrados na Serra da Capivara no Piauí