História geral da contabilidade
HISTÓRIA GERAL DA CONTABILIDADE
SUMÁRIO:
1 Divisão da história da contabilidade, 4
2 O período indutivo primitivo na história da contabilidade, 6
3 O período racional-mnemônico na história da contabilidade, 8
4 O período lógico-racional na história da contabilidade, 11
5 O período da literatura na história da contabilidade, 14
6 O período pré-científico na história da contabilidade, 16
7 O período científico na história da contabilidade, 19
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos relatar como surgiu e evoluiu a história da contabilidade e seus vários períodos e suas características, mostrando os caminhos da literatura contábil e suas doutrinas.
A sua evolução em decorrência das várias necessidades humanas, principalmente para organização e controle de seu patrimônio.
1 DIVISÃO DA HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
No início das civilizações, o homem sentindo a necessidade de controlar seu patrimônio, utilizou a contabilidade como um meio de controle do mesmo. As razões pelas quais tem se dividido em períodos repousam diferenciar-se cada etapa da evolução, ou seja, a época em que novos rumos foram sendo tomados quanto ao caráter evolutivo.
Como ciência social, atada aos interesses dos homens pelos cuidados á riqueza, viveu nosso conhecimento da evidencia das memórias, das provas, da singela informação.
“Desde que o homem se preocupou com o amanhã, preocupou-se, também, em ‘fazer as contas’, mas, na verdade, nem sempre soube, racionalmente, o que fazer com as informações que guardou.” (Afirma Melis).
A história da Contabilidade encontra suas bases nas mais remotas idades, mas sua dignidade cientifica só aconteceu quando as demais disciplinas também encontraram tal caminho, ou seja, há pouco tempo.