Contabilidade na industria
A contabilidade é uma ciência que trata do estudo dos fenômenos patrimoniais sob o prisma empresarial.
Quando os estudos dos fenômenos são envolvidos aos patrimônios das empresas industriais, costuma-se denominar tal particularidade de contabilidade industrial.
A contabilidade industrial não forma uma ciência autônoma, é apenas o estudo da contabilidade aplicada às industrias.
Assim sendo, poderíamos conceituar a contabilidade industrial como sendo a parte da contabilidade que se preocupa com os fenômenos patrimoniais das empresas industriais.
CONCEITO DE EMPRESA INDUSTRIAL
O aumento de utilidade de coisas, sendo desempenhado a principio apenas para suprir as necessidades de consumo do produtor, passou, mais tarde, a ter intuito de lucro.
Com tal interesse surgiram as empresas industriais. Empresas industriais são as que transformam matérias-primas em produtos acabados, para satisfação das necessidades humanas, com a finalidade de lucro.
ELEMENTOS DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Para tornar os bens úteis, há necessidade da ação de certos elementos que convencionalmente, designamos por elementos da produção industrial, que são: a matéria, a força e o capital.
A resultante de todas essas combinações será o que se utilizará, ou seja, o produto.
Quando os produtos não se encontram ainda prontos para o seu uso integral e que ainda carecem de transformações costumamos denomina-los de produtos semi-acabados ou ainda semi-elaborados.
Um produto, ou mesmo um produto semi-acabado, pode dar origem a um outro produto, extraído de si, podendo ser denominado sub-produto.
CLASSIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DAS INDUSTRIAIS
As industrias são classificadas em grupos distintos:
Industrias Minerais, Mecânicas e Químicas;
Industrias Têxtil;
Industrias Alimentares;
Industrias Várias.
Exemplo de industrias minerais, mecânicas e químicas:
Industrias extrativas de metais e sais;
Oficinas metalúrgicas para