A Multimodalidade na sala de aula
Mediador pedagógico: Neiva Valadares
Cursista: Vanessa Mercado Pereira
A Multimodalidade na sala de aula: Os desafios da educação na sociedade contemporânea.
A multimodalidade pode ser caracterizada como formas diferentes de comunicar e construir informação. Segundo Dionísio (2007 p178): “Ao lermos um texto manuscrito, um texto impresso numa página de revista, ou na tela de um computador, estamos envolvidos numa comunicação multimodal.” Ao falar, podemos expressar com gestos, sons e expressões faciais, e, na escrita, podemos utilizar símbolos, imagens para expressar, Dionísio (2007 p178) diz: “quando falamos ou escrevemos um texto, usamos, no mínimo, dois modos de representação: palavras e gestos,”. Para nos comunicarmos, sentimos a necessidade de utilizarmos diversos elementos, sejam escritos ou não, pois dependendo dos gestos que empregamos ao conversamos, fica clara a mensagem que queremos transmitir.
Em todas as situações comunicativas, usamos os nossos sistemas de conhecimentos para orquestrar, da forma mais harmônica possível, todos os recursos verbais (escritos ou orais) e os recursos visuais (estáticos ou dinâmicos) existentes nas interações comunicativas em que estamos inseridos. (DIONISIO, 2007 p 178).
Antigamente, já havia o uso da multimodalidade pelas igrejas para narrar fatos históricos em formas de imagens. Dionísio (2007, p179) caracteriza a “multimodalidade discursiva como um traço constitutivo a todos os gêneros textuais escritos e orais”. Portanto, a multimodalidade textual é um recurso presente há tempos, em diversas situações no dia a dia das pessoas, sejam em escolas, igrejas..., porém sem ser caracterizado.
Dionísio (2007 p195) diz: “Todo professor tem convicção de que imagens ajudam a aprendizagem, quer seja como recurso para