A cabeça humana
Quando falamos em sexo estamos nos referindo aos aspectos físicos, biológicos do macho e da fêmea, aquelas diferenças que estão nos nossos corpos e, que não mudam radicalmente, apenas se desenvolvem de acordo com, as etapas das nossas vidas.
É a partir da observação e do conhecimento das diferenças sexuais que a sociedade cria idéias sobre o que é um homem e o que é uma mulher, o que é masculino e o que é feminino, ou seja, as chamadas representações de gênero.
Com isso se estabelecem também as idéias de como devem ser a relação entre homem e mulher, a relação entre as mulheres e a relação entre os homens; ou seja a sociedade cria as relações de gênero.
Desta forma, o conceito de gênero implica em uma relação, isto é, nas nossas sociedades o feminino e o masculino são considerados opostos e também complementares. Para as sociedades masculino e feminino têm valores diferentes.
Na maioria das vezes o que é considerado masculino tem mais valor. Assim, as relações de gênero produzem uma distribuição desigual de autoridade, de poder e de prestígio entre as pessoas de acordo com seu sexo. É por isso que se diz que as relações de gênero são relações de poder.