Anatomia Humana cabeça e pescoço
Antes de entrar na axila, a artéria subclávia dá um ramo para o encéfalo, chamada artéria vertebral, que passa nos forames transversos da C6 à C1 e entra no crânio através do forame magno. As artérias vertebrais unem-se para formar a artéria basilar (supre o cerebelo, ponte e ouvido interno), que dão origem as artérias cerebrais posteriores, irrigando a face inferior e posterior do cérebro.
Na borda superior da laringe, as artérias carótidas comuns se dividem em artéria carótida externa e artéria carótida interna. A artéria carótida externa irriga as estruturas externas do crânio. A artéria carótida interna penetra no crânio através do canal carotídeo e supre as estruturas internas do mesmo. Os ramos terminais da artéria carótida interna são a artéria cerebral anterior (supre a maior parte da face medial do cérebro) e artéria cerebral média (supre a maior parte da face lateral do cérebro).
Artéria carótida externa: irriga pescoço e face. Seus ramos colaterais são: artéria tireoíde superior, artéria lingual, artéria facial, artéria occipital, artéria auricular posterior e artéria faríngea ascendente. Seu ramos terminais são: artéria temporal e artéria maxilar.
O sangue venoso da cabeça e do pescoço é drenado quase que inteiramente pela veia jugular interna. Esta veia origina-se do forame lácero posterior, principal saída do sangue venoso cerebral.
Polígono de Willis:
O fluxo sanguíneo cerebral é muito elevado. Calcula-se que em um minuto circula pelo encéfalo uma quantidade de sangue aproximadamente igual a seu próprio peso. A resistência cerebrovascular depende principalmente dos seguintes fatores: pressão intracraniana, condição da parede vascular, viscosidade do sangue e calibre dos vasos cerebrais.O encéfalo é irrigado pelas artérias carótidas internas e vertebrais, originadas no