Contabilidade na Grã Bretanha
Contabilidade Internacional
São Luís
2014
Faculdade do Maranhão
Contabilidade na Grã-Bretanha
Pesquisa bibliográfica apresentada como requisito parcial de avaliação da disciplina Contabilidade Internacional, ministrada pelo professor .. do 7° período.
São Luís - MA
2014
INTRODUÇÂO Este trabalho visa contribuir com o estudo da história da contabilidade, mostrando que a evolução da disciplina está atrelada aos eventos e às necessidades do homem, com foco na contabilidade na Grã-Bretanha, a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica em obras literárias, além de publicações em obras do gênero em sites específicos.
Ambiente legal e regulamentar Na Grã-Bretanha as normas de padrões contábeis são oriundas principalmente da legislação comercial e da profissão contábil. Outras fontes dessas normas são: As diretrizes da União Europeia, o IASB e, com menor peso, a legislação tributária. Até meados do século XX, a contabilidade britânica pode ser caracterizada como liberal, conjugando o direito estabelecido pelos usos e costumes às regras de mercado dinâmico e independentes, atendendo as necessidades dos usuários e profissionais da área. Até 1908 a Lei de sociedades representava basicamente a sua não interferência nas questões de matéria contábil. Nas leis de 1900 e1908, iniciou-se a exigência de volumes consideráveis de demonstrativos contábeis e sua divulgação anual de demonstrativos específicos aos interessados. Essa lei atingiu empresas do Reino Unido e outros países afetados pelas leis britânicas. A legislação e regulamentação da contabilidade sofreram significativas mudanças, com a legislação de 1947, pois estabeleceu regras para o agrupamento de