contabilidade internacional
A Contabilidade no mundo
Introdução
A busca de harmonização de princípios, de normas e de procedimentos contábeis surgiu da necessidade de que as demonstrações financeiras de diversos países - mesmo considerando as existências de blocos econ8micos com objetivos comuns fossem conceitualmente comparáveis com a finalidade de se maximizar as informações e de contribuir para o aprimoramento do processo decisório na comunidade européia.
A Contabilidade é uma das ciências mais antigas e complexas, existente desde os primórdios das civilizações, quando o homem sentiu a necessidade de controlar os seus bens. Sua origem vem do conceito de prestação de contas de certos fatos ou condições de natureza comercial. Abrange, de um lado, a explicação de como as coisas se passam no mundo dos negócios, e de outro computar os números dessas transações que são realizadas. A contabilidade envolve praticamente todos os aspectos de uma empresa, susceptíveis de serem expressos em termos monetários: os ativos ou itens de riquezas; os passivos ou interesses de credores que fornecem dinheiro e mercadorias, ou prestam serviços, e aguardam o pagamento ou a remuneração, e finalmente, os direitos de proprietários que realizaram investimentos, enfim acompanha toda mutação da empresa.
Tendo em vista essa tendência de globalização econô mica e mais, ao vislumbrarmos qual poderá ser o futuro imediato, é, de certa forma, óbvio supor que seria uma grande vantagem se a comunidade de empresários, investidores, acionistas e analistas dispusesse de uma única linguagem contábil que fosse compreendida em todos os países. Uma espécie de “esperanto contábil”, onde, independentemente da língua falada em cada país, tivéssemos um padrão único de comunicação de informação. As normas internacionais de relatórios financeiros (IFRS na sigla em inglês) surgiram a partir da globalização das empresas