contabilidade gerencial
O ciclo de vida das empresas de contabilidade de médio e pequeno porte em geral tem curta duração. As principais causas do fechamento são a falta de experiência e orientação dos gestores; a falta de planejamento e a fragilidade administrativa e organizacional. Entre essas causas, a gestão deficiente durante os primeiros anos de atividade é o principal fator que resulta no fechamento das empresas.
Assim, para garantir a sobrevivência no mercado, é fundamental que essas empresas busquem ferramentas que as auxiliem, fornecendo informações necessárias para o controle e para a tomada de decisão. Uma ferramenta que poderia auxiliar esse processo é a contabilidade gerencial, que deve ser vista como um instrumento essencial para a gestão das organizações e não somente um meio para atender às exigências legais.
RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade básica fácil. 24. Ed. São Paulo: Saraiva 2003
IUDÍCIBUS, Sérgio de. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 1998.
PADOVEZE, Clóvis Luis. Contabilidade gerencial: Um enfoque em sistema de informação contábil, 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2000.
Contabilidade Gerencial é um sistema de informação necessário para a boa administração de qualquer organização e tem como objetivo principal fornecer informações para que os empreendedores e gestores possam decidir qual o melhor caminho para a organização.
As organizações precisam de um sistema de informação que oriente e motive as equipes a irem em direção de suas metas. As ferramentas da Contabilidade gerencial podem ser utilizadas tanto pelos contabilistas como pelos