contabilidade empresarial e rotinas trabalhistas
1. INTRODUÇÃO 3
2. AS CLÍNICAS DE REPOUSO 4
3. A PEC N° 72 (PEC DAS DOMÉSTICAS) 7
4. EMPREGADO x EMPREGADOR 9 5. CONCLUSÃO 12 REFERÊNCIAS 13
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho relata um pouco sobre a PEC das domésticas, o impacto que causou após entrar em vigor, de um lado a alegria da categoria de ter todos os direitos trabalhistas, do outro, o medo do desemprego. Os empregadores domésticos estão assustados e para evitar problemas, muitos estão sendo obrigados a dispensar seus funcionários. As famílias que têm pessoa idosa em casa estão procurando outra forma de assistência para esse idoso e sendo assim a procura por clínicas de repouso vem aumentando.
2. AS CLÍNICAS DE REPOUSO
Há algum tempo, já se torna um fato notável o envelhecimento populacional. Daqui a pouco mais ou menos 20 anos teremos uma população mundial com cerca de dois bilhões de idosos, um desafio para a sociedade. A família brasileira tem se modificado de maneira radical seguindo a modernização da sociedade, diversos fatores como os métodos contraceptivos, falta de tempo e aquele receio em meio à tamanha violência vivenciada nos dias de hoje, vem fazendo com que as famílias diminuam seu tamanho. Atrelado a essas mudanças, não se encontram meios acessíveis para que as famílias mantenham seus velhos em casa, devido a isso, é cada vez maior a procura pelas chamadas clinicas de repouso.
Ainda hoje no Brasil, não se tem um levantamento nacional quantitativo em relação ao número de instituições para idosos. Nota-se que nos países como o Brasil, com extrema desigualdade socioeconômica e diversidade cultural, o atendimento a esses idosos são realizados de maneira diferenciada. Os que possuem um poder aquisitivo maior, a internação tende a ser similar a dos países desenvolvidos. Porém, muitos idosos são internados por doenças