Obedecer
TEXTO: Efésios 6:1-3
“Filhos, obedecei em tudo a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra o teu pai e tua mãe, para que vivas bem e seja de longa vida sobre a terra.”
Podemos verificar em toda a bíblia que existe a revelação de várias promessas do Senhor a seus filhos, mas o texto em questão é o primeiro mandamento agregado a uma promessa. Neste mandamento que Deus nos deixou, Ele nos assegura que se obedecermos e honrarmos nossos pais no Senhor, viveremos bem e por muitos dias sobre a terra. Bom, no texto parece fácil e simples, mas nos dias atuais vemos muitos lares dissolvidos por atritos entre pais e filhos, vivemos em um mundo onde os valores estão totalmente distorcidos, os jovens esqueceram-se do que lhes foi ensinado e cada vez mais os pais estão sem autoridade sobre os filhos.
Porque obedecer?
Obedecer significa submeter-se a vontade de alguém, ou seja, mesmo sem concordar o sujeito faz a vontade de quem está em uma posição de que se deve obediência. Um exemplo prático disso está em nossas leis de trânsito, mesmo que você não concorde, mas se passar em um semáforo quando estiver fechado, você infringiu a lei e será submetido às penas cabíveis.
A pergunta é a seguinte: Meus pais estão sempre certos? Não. Reconhecer que seus pais são humanos e assim sujeitos a errar é o primeiro passo para compreendê-los.
Primeiramente você deve entender que sendo humanos eles podem, por exemplo, estar inseguros de sua capacidade de criá-lo corretamente, ou sentir-se perplexos em todos os perigos que podem acontecer com você, ou podem naquele momento passar por problemas financeiros ou até mesmo emocionais e, às vezes, reagir de forma exagerada.
Deus instituiu aos pais a autoridade sobre o lar, isso significa que você deve reconhecer a autoridade de seus pais determinarem regras para que você as cumpra.
“O insensato despreza a instrução de seu pai, mas o que atende à repreensão consegue prudência.” Provérbios 15:5
Mas