Contabilidade básica
Neste trabalho vamos conceituar e compreender a Contabilidade e suas finalidades bem como a sua utilização e importância para as empresas.
Introdução
A contabilidade é uma ciência que permite através de duas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa, através desse controle ela estuda os seus aspectos quantitativos e qualitativos e as variações por ela ocorridas, também fornece o máximo de informações úteis para que seja feito as tomadas de decisões tanto internamente quanto externamente. A contabilidade é considerada uma ciência pelo fato de ter método próprio “Método das Partidas Dobradas” o objeto do seu estudo “O patrimônio das entidades e a comprovação do resultado”. “Todos os resultados contábeis “são comprovados”“. Admite-se que por descobertas arqueológicas, a contabilidade tem sua origem datada de aproximadamente 30 mil anos, entre os povos sumérios e babilônios através de achados (peças de argila) nas proximidades do Rio Eufrates, onde hoje se situa a cidade de Bagdá, no Iraque. Tratava-se de placas com escrituração simplificada que permitia a dedução da existência de um controle contábil bem rudimentar.
Posterior a isso, vem o segundo estágio bem mais evolutivo, ela passa a ser executada como a conhecemos atualmente com a criação no século XV pelo frade italiano Luca Pacciolo, do chamado Método das partidas dobradas.
Depois por volta de 1840, ela passa a ser reconhecida como ciência, extrapolando suas funções da época e exercer também a função de promover o estudo e a interpretação de fatos contábeis.
O que é Contabilidade?
É a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações