Memória
Diane Maria Silva de Oliveira Lira; Flávia Maria dos Santos; Giselli Caroline da Silva Nascimento Kaciana Gonçalves Alves Ozileide Clésia da Silva Talana Carvalho Queiroz
Resumo
A memória é uma ferramenta de extrema importância e utilidade para o ser humano. Em mundo onde é necessário se lembrar de cada vez mais coisas ao mesmo tempo, a memória tem sofrido por conta do acumulo de informações, fazendo com que outras memórias sejam apagadas. E o esquecimento tem feito parte da vida do homem moderno, que busca formas para combatê-lo. Para uma melhor compreensão do funcionamento da memória. Tomamos como base os estudos de Davidoff, que considera a memória fundamental para perceber, aprender, falar, raciocinar bem como para muitas outras atividades.
Palavras- chaves: Memórias, esquecer, lembrar. Introdução Dentre todas as nossas capacidades mentais, uma das mais importantes com certeza é a memória. É com ela que guardamos tudo o que aprendemos, tudo o que vemos e vivemos, podemos dizer que sua participação é muito importante na formação de nosso repertório comportamental. Ela nem sempre é consciente, às vezes algo se torna tão comum a ela que nem mesmo nos lembramos de que sabemos, ela é a nossa memória.
Com o objetivo de comprovar a grandiosidade da nossa fisiologia na codificação, armazenamento e recuperação das informações através da memória. Nossas lembranças operam tão veloz e automaticamente que poucas pessoas notam sua onipresença. No entanto, elas estão tão presentes, que se não tivéssemos memória teria problemas de percepção. Os psicólogos usam a palavra memória para se referir aos variados processos e estruturas envolvidas no armazenamento e recuperação de experiências. E a chave para domina-la não é tentar se lembrar de cada vez mais coisas é aprender a esquecer. Pois nossa memória tem a capacidade incrível de lembrar-se de muitos fatos inclusive os não agradáveis. Como afirma o neurocientista Ivan Izquierdo(2009):