Alveolite pulmonar
Alveolite Pulmonar
Manaus
2013
Alveolite Pulmonar
A alveolite Pulmonar faz parte de um grupo de doenças mediadas imunológicamente. Pode também ser chamada de pneumonia por hipersensibilidade (PH), alveolite alérgica extrínseca, pneumoniose de poeira orgânica e também pulmão de fazendeiro.
Esta na qual, foi descrita como “pulmão de fazendeiro” em 1932, por Campbell. Este autor percebeu a relação entre o quadro clínico de febre, calafrios, tosse e dispneia em trabalhadores de fazenda que ocorria após contato com feno mofado. O quadro, de início, foi acreditado tratar-se de uma verdadeira infecção micótica dos pulmões. Em 1953, foi constatado por Fuller, que este resultava da sensibilização a produtos do feno mofado que ocasionavam uma resposta inflamatória pulmonar.
A partir de então, têm sido evidenciadas mais de 300 etiologias para Pneumonia de hipersensibilidade. Como por exemplo, em 1965, o pulmão de criadores de pássaros, em 1987, o pulmão do trabalhador com conchas de moluscos, em 1995, o pulmão dos trabalhadores de gesso, entre outras.
Alveolite Pulmonar
Conceito
Pneumonite de hipersensibilidade ou alveolite alérgica extrínseca é uma reação inflamatória imune que acomete interstício pulmonar, bronquíolos e alvéolos de indivíduos suscetíveis. Essas doenças apresentam um acentuado comprometimento monocítico – macrofágico, que com frequência é acompanhado pela formação de granulomas. As partículas inaladas, que são geralmente de 1 a 5 mm em diâmetro, se depositam nos espaços aéreos distais e produzem uma resposta inflamatória imunomediada em indivíduos sensibilizados. A alveolite reduz a elasticidade dos pulmões, nos dois tempos de respiração e diminui a eficiência do transporte de gás entre os pulmões e dos vasos de onde eles são pulverizado, levando a problemas respiratórios (dispnéia e tosse seca).
O pulmão está exposto a uma larga variedade de insultos ambientais. Na sua defesa contra essas agressões, contudo, o