Podrução limpa

618 palavras 3 páginas
Produção mais limpa

Introdução
Para entender a idéia do nosso projeto, primeiramente vamos explicar como funciona a produção de embalagens de papelão ondulado. Estas embalagens são formadas pelo acoplamento de 3 ou 5 camadas de papel, no caso de chapa simples estas camadas são denominadas: Capa externa, miolo e capa interna. No caso de chapa dupla usa-se a seguinte denominação: Capa externa, miolo, capa intermediária, miolo e capa interna. Não é segredo pra ninguém que o papel é fabricado a partir da extração de celulose e, isso envolve a derrubada de árvores. O que vamos mostrar aqui é uma forma de obter o papel através do reaproveitamento das percas do processo produtivo das embalagens.
Onduladeira
Esta máquina é responsável por ondular e acoplar as camadas do papel, aqui a máquina é abastecida com bobinas de papel para produzir chapas de papelão. Neste processo algumas perdas são inevitáveis como sobras de bobinas, chapas descoladas e chapas de ajuste.
Impressora
Nesta fase as chapas são impressas com o logotipo e as descrições que o cliente exigir. Além disso, esta máquina faz vincos nas chapas e as corta de acordo com o projeto de cada cliente. Da mesma maneira, temos percas neste processo tais como: Caixas de ajuste, com impressão borrada ou descentralizada. Fora isso os cortes sob medida geram refiles de papelão.
Picador/Prensa
Todas as percas geradas durante o processo são enviadas ao picador, após picadas as sobras seguem através de uma tubulação de refile para a prensa onde são feitos fardos de aparas para reciclagem.
Estes fardos de aparas seguem para uma fábrica de papéis reciclados. Lá eles são depositados em misturador onde é feita uma massa que agregada á alguns produtos químicos, volta de ser papel para embalagens. Este processo gera uma perca de 20% do total de aparas na conversão para papel.
Meio Ambiente
O papel é feito de polpa de diferentes tipos de árvores e diferentes tipos de papel requerem quantidades de fibra também

Relacionados