Contabilidade agroindustrial
UNOCHAPECÓ
CURSO DE CIÊNCIAS CONTABEIS
Bacharelado
Campus Chapecó
CONTABILIDADE AGROINDUSTRIAL
CULTIVO DE HORTALIÇAS E PRODUÇÃO DE QUEIJO
Pamela Scussiato Silvia Regina Zanco Rafaela Regina Biasus
Chapecó 29 de maio de 2012 INTRODUÇÃO A pesquisa aborda o cultivo de uma agroindústria de hortaliças e de atividade leiteira no município de Chapecó-SC, destacando suas principais atividades e seu resultado ao termino da sua produção. De acordo com Wesz Junior e Trentin (2005): A agroindústria familiar é constituída por um regime de propriedade com pequenos agricultores e um sistema funcional caracterizado pela verticalização da produção, ou seja, são os próprios proprietários dos empreendimentos que produzem e industrializam a matéria-prima. A posse e gestão de uma agroindústria podem ocorrer individualmente ou de forma organizacional grupal de famílias. Já a forma associativa aperfeiçoa o espaço e o número de pessoas envolvidas, assegurando e garantindo a reprodução de mais atores sociais dentro de um mesmo período e espaço. A escolha da agricultura familiar esta relacionada com multifuncionalidade que além de produzir alimentos e matérias-primas, gera mais de 80% da ocupação no setor rural e favorece o emprego de práticas produtivas ecologicamente mais equilibradas, como a diversificação de cultivos, o menos uso de insumos industriais.
É desse tipo de propriedade que sai cerca de 95% das hortaliças e 82,2% da produção leiteira consumidas no país, e que traz a mesa do consumidor produtos agrícolas de qualidade e provém o sustento de grande parte das famílias de produtores rurais.
Assim, a agricultura familiar esta associada a dimensão espacial do desenvolvimento, por permitir uma distribuição populacional mais equilibrada no território, em relação a agricultura patronal, normalmente associada à monocultura. JUSTIFICATIVA DO ESTUDO Procuramos