Contabilidade Rural Trabalho
(FAZER)
CONCEITO DA CONTABILIDADE RURAL
A contabilidade é uma ciência que estuda o patrimônio. Os registros referentes à contabilidade datam desde os sumérios. Existem diversos conceitos contábeis para os inúmeros segmentos desta ciência, tais como: de custos, comercial, industrial, bancária, etc. Seguem definições sobre contabilidade rural.
Para Gomes (2002, p.21):
A contabilidade rural é um instrumento fundamental para o controle financeiro e econômico da propriedade rural; pode-se também afirmar que a utilização da contabilidade contribui, sob vários aspectos, com o ambiente onde a entidade esteja inserida.
CONCEITO DA EMPRESA RURAL
A empresa rural trata-se de empreendimento que explora atividades agrárias, podendo o empresário ser, ou não, dono do estabelecimento ou do imóvel. São aquelas que exploram a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos agropecuários.
Segundo Marion (2002, p. 24), “empresas rurais são aquelas que exploram a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos agrícolas”.
Mas existem outros autores que definem a empresa rural como unidade de produção, conforme destaca Crepaldi (2006, p. 25), “é a unidade de produção em que são exercidas atividades que dizem respeito a culturas agrícolas, criação do gado ou culturas florestais, com a finalidade de obtenção de renda”.
CONCEITO ATIVIDADE RURAL
Na atividade rural, variam-se muito as expressões de produtores e propriedades rurais. As propriedades deixam de ser autossuficientes e passam a produzir alimentos para a sua comercialização.
As atividades rurais são classificadas como: agrícolas, agroindustrial e zootécnica.
São definidas assim:
Como agrícola, entende-se aquela que explora o solo, com finalidade do plantio, como culturas de cereais, hortaliças, pomares etc.
A atividade agroindustrial é o beneficiamento e a