Contabilidade rural
Daniela Linhares Lazzarini
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Contábeis (CON 14) – Interdisciplinar
04/12/2012
RESUMO
A contabilidade existe desde os primórdios da existência humana, e tem como principal função auxiliar na tomada de decisões. Este trabalho tem por objetivo demonstrar de maneira sucinta a contabilidade rural. Para isso, faremos a conceituação dos assuntos em questão, atividades de Zootécnica, Agrícola e Agroindustrial.
Palavras-chave: Atividade Zootécnica. Agrícola. Agroindustrial.
1 INTRODUÇÃO
Já é sabido que, desde o início da civilização, a contabilidade já era utilizada para mensurar quantidades de bens e propriedades de cada indivíduo, de forma simples, porém, um marco para o início de sua utilização.
Como em qualquer ramo, a atividade rural também necessita acompanhar seu patrimônio e seus produtos, surge então a contabilidade rural.
A contabilidade rural surge como uma ramificação das demais áreas de atuação, com os mesmos princípios e finalidade, porém, com particularidades distintas dos demais ramos.
Tem-se por objetivo, explanar de forma objetiva, algumas particularidades das atividades de Zootécnica, Agrícola e Agroindustrial.
2 ATIVIDADE RURAL
A Contabilidade Rural é a exploração da capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos agrícolas.
O homem sempre dependeu do plantio e cultivo da terra para sua sobrevivência, retirando da natureza tudo o que a mesma lhe oferecia. Sendo que as propriedades rurais produziam diversas culturas e criações para sua auto existência.
Com o decorrer do tempo, com o avanço da tecnologia, veio a evolução da agricultura. As pessoas se viram obrigadas a administrar com coesão sua propriedade. Então, o conceito primário sobre a agricultura deixou a ser apenas rural, passando a