Contabilidade rural
A contabilidade surgiu da necessidade que o homem tem para organizar e gerenciar seu patrimônio, é uma ciência que representa muito mais do que números. Através de suas técnicas torna-se indispensável na gestão das empresas, seja ela na indústria, no comércio ou no campo. Vale ressaltar que no campo, apresenta sua evolução mais tardia, pois, foi a partir das últimas décadas que o produtor rural deixou de se limitar a produção de alimentos para administrar seu próprio negócio. A contabilidade se apresenta como um instrumento que auxilia a administração moderna, que sofre constantes alterações econômicas.
• HISTÓRICO DA CONTABILIDADE Não se sabe exatamente quando nasceu a contabilidade, pois, o homem primitivo já cuidava das suas riquezas, quando contava todo o seu rebanho. Ao passar do tempo ela aprimorou-se, estando ligada ao desenvolvimento econômico e a evolução das escolas italianas e norte americana. No Brasil a primeira escola foi criada em 1902, influenciada pela escola italiana e ganhou seu primeiro núcleo efetivo.
• CONTABILIDADE RURAL Tanto as empresas quanto pelos contadores, sentiam a necessidade de aplicar a contabilidade rural, visto que a mesma dispõe da capacidade objetiva de executar o controle patrimonial.
Ela apresenta informações de lucro, justifica a liquidez e a capacidade do proprietário de conduzir suas despesas pessoais, além de assegurar seus credores.
• EMPRESA RURAL A empresa rural explora a capacidade produtiva do solo, criação de animais e indústrias, com a finalidade de obter renda seja ela empresa familiar ou patronal.
• ADMINISTRAÇÃO RURAL MODERNA É conjunto de atividades para obter resultado com a produtividade da terra, tomando a decisão do que quanto e como produzir, além de avaliar o resultado. No setor pecuário o administrador é responsável pelo planejamento e organização, para aperfeiçoar os resultados melhorando a receita e