Indice de lucratividade
Sistemas & Gestão 1 (2) 132-141
Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão, TEP/TCE/CTC/PROPP/UFF
Mensuração e controle de custos: um estudo empírico em empresas agroindustriais
Antônio André Cunha Callado1, andrecallado@yahoo.com.br
Aldo Leonardo Cunha Callado2, aldocallado@yahoo.com.br
1
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), NEFI/PROPAD
Recife, PE, Brasil
2
Universidade Federal da Paraíba (UFPB), DFC
João Pessoa, PB, Brasil
*Recebido: Janeiro, 2006 / Aceito: Junho, 2006.
RESUMO
Os custos de produção das empresas rurais são compostos pelos mesmos elementos encontrados em outras modalidades de empresa. O objetivo deste trabalho foi analisar a mensuração e controle de custos rurais. Foram estudadas 21 empresas. Os dados foram coletados por entrevistas estruturadas. A tabulação cruzada e a distribuição de freqüência foram os métodos de análise dos dados. Dentre as variáveis estudadas, destacamos: Os métodos de mensuração e controle dos custos; as causas da ausência de utilização; identificação dos responsáveis pelo registro e controle dos custos; e a utilização de formulários. Foi observado que a contabilidade gerencial não funciona, visto que os registros são desorganizados e desatualizados.
Palavras-Chave: Gestão Agroindustrial; Custos Agroindustriais; Agronegócio.
1. INTRODUÇÃO
A contabilização de custos é uma necessidade imperiosa para todas as empresas que almejam monitorar escalas de competitividade dentro dos ramos empresariais nos quais atuem. A contabilidade de custos pode atuar desde a identificação e apuração dos elementos componentes até a elaboração de relatórios gerenciais regulares.
As empresas que atuam no agronegócio se deparam com particularidades operacionais específicas que são distintas das empresas que tradicionalmente exploram atividades econômicas industriais ou comerciais.
O grau de diversificação, expresso pelas diversas atividades, rurais torna a apuração dos custos