Dicas para prova
Diretoria Regional de Ensino de Samambaia
Centro de Ensino Fundamental 412 de Samambaia
AVALIAÇÕES ESCOLARES: Como elaborar uma prova?
Segundo Tancredi (2009), o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem é uma das responsabilidades do professor no seu trabalho em sala de aula.
Através desse acompanhamento o professor analisa os resultados de seu trabalho, reorganiza sua atuação, propicia aos estudantes uma aprendizagem de melhor qualidade e fornece dados para que a escola se reestruture buscando atingir seus objetivos.
No âmbito da sala de aula há muitas formas de realizar esse acompanhamento, desde as mais informais às mais sistemáticas.
Embora usualmente as provas escritas sejam usadas para verificar o rendimento dos alunos, através delas é possível fazer uma análise mais ampla do processo de ensino e de aprendizagem, uma vez que seus resultados podem dar subsídios para o professor tomar decisões importantes a respeito da condução de seu trabalho cotidiano. As provas são, portanto, instrumentos de verificação dos resultados do processo educativo e têm o objetivo de avaliá-lo.
Assim, percebe-se a importância das provas enquanto instrumento de diagnóstico do processo de ensino-aprendizagem e como norteadora para reformulação de estratégias pedagógicas, ficando dessa forma, evidente a importância da aplicação de certos critérios para a elaboração de provas equilibradas.
Critérios para elaboração de provas escritas
Para Minholi (2009), as boas práticas de avaliação recomendam que sejam elaborados instrumentos de avaliação que sigam certos critérios, sendo que dentre os principais estão:
*Validade: mede o que se propõe a medir e permite generalizações apropriadas sobre as habilidades dos estudantes;
*Consistência: requer que os professores definam claramente o que esperam da avaliação, independentemente da matéria ou do aluno;
*Coerência: apresenta conexão com os objetivos educacionais e a