Indice de lucratividade
OBJETIVO: Visa estudar a fase histórica correspondente à Idade Moderna. Onde houve o progresso de uma nova estrutura socioeconômica que conservava traços da ordem feudal medieval.
DEFINIÇÕES SOBRE O ESTADO
Estado - (do latim status,us: modo de estar, situação, condição), segundo o Dicionário Houaiss é datada do século XIII e designa "conjunto das instituições (governo, forças armadas, funcionalismo público etc.) que controlam e administram uma nação"; "país soberano, com estrutura própria e politicamente organizada”
Embora o termo inclua freqüentemente amplamente as instituições de governo, ou de regras antigas e modernas, o Estado moderno suporta um número de características que foram pela primeira vez consolidadas a sério no início do século XV, quando o termo "estado" também adquiriu o seu atual significado. Assim, o termo é freqüentemente utilizado em sentido estrito para se referir apenas aos modernos sistemas políticos. Em uso casual, os termos "país", "nação", e "estado" são muitas vezes usados como se fossem sinônimos, mas num sentido mais estrito uso, as que podem ser distinguidas:
Nação denota um povo que acredita-se que a partilha ou considerados aduaneira comum, origens e história. No entanto, os adjetivos nacionais e internacionais também se referem a questões relacionadas ao que é estritamente Estado, como na capital nacional, o direito internacional.
Estado refere-se ao conjunto de instituições que regulam e de apoio que têm soberania ao longo de um território definido e população.
TEORIAS CONTRATUALISTAS
As Téo rias contraturalistas de Hobbes e Locke explicitam em comum a interpretação individualista, dado o contrato ser um ato firmado entre indivíduos conscientes e deliberados que abrem mão em parte ou em todo de seu arbítrio para que outrem o exerça. Esse é o exercício estatal, ao prescrever condutas que devem ser observadas e seguidas de forma heterônoma e externa pelos indivíduos sob a sua tutela
J.