Contab Governamental
UNIVERSIDADE CEUMA
CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL
CIÊNCIAS CONTABIES
Convergência da Contabilidade Aplicada ao Setor Público às Normas Internacionais
ALINE FERNANDES MATOS – CPD: 16337
ANGLA MICHELLE CHAVES DE CARVALHO – CPD: 18517
ANTONIO MARCOS OLIVEIRA DE JESUS – CPD: 16505
DAIANE TAVARES ROCHA CUNHA – CPD: 16506
EGLE JOSUE SOUSA COSTA – CPD: 26165
ELIOFABIA RODRIGUES GARCIA – CPD: 19553
HAYSSA RAQUEL MUNIZ ARBUES OLIVEIRA – CPD: 18731
MAYLSON CARLOS NUNES DOS SANTOS – CPD: 22583
SHYRLEI REGINA SOUZA – CPD: 26172
TADEU MAGNO CORREIA DE SOUSA – CPD: 21141
SÃO LUIS – MA
2015
INTRODUÇÃO
A Contabilidade ao longo dos anos vem passando por várias mudanças e transformações, para assim melhor se aplicar a diversos setores, e de uma forma bem ampla melhorar e facilitar sua implantação nas áreas que atua.
A fim de padronizar os procedimentos contábeis às normas e mudanças a Secretaria do Tesouro Nacional, pública regulamente o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP). A importância desse Manual é que ele é alinhado às diretrizes das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T SP) e das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS).
De acordo com a STN (Secretaria do Tesouro Nacional):
1. O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) visa colaborar com o processo de elaboração e execução do orçamento, além de contribuir para resgatar o objeto da contabilidade como ciência, que é o patrimônio. Com isso, a contabilidade poderá atender a demanda de informações requeridas por seus usuários, possibilitando a análise de demonstrações contábeis adequadas aos padrões internacionais, sob o enfoque orçamentário e patrimonial, com base em um Plano de Contas Nacional.
2. A Portaria MF n.º 184/2008 determinou à STN o desenvolvimento de algumas ações para promover a convergência às Normas Internacionais de Contabilidade publicadas pela International Federation of