trabalho geoquimica potassio
Comportamento Geoquímico do Potássio
Artur K. Schallenberger & Andrey Martins de Lima
1. Introdução
Em outubro de 1807, o químico inglês Humphry Davy descobriu o primeiro elemento químico através da eletrolise (passagem de corrente elétrica por um sistema líquido com íons), o potássio. Ele construiu uma bateria voltaica com 250 placas que ele usou para passar uma corrente elétrica sobre uma solução de potassa (através das cinzas de uma madeira que é rica em potássio) atualmente conhecemos como Hidróxido de Potássio ou Potassa cáustica (Handbook of Chemistry and Pghysics- 75 ͭ ͪ Edition, 1994).O símbolo do potássio é o K, provém da palavra latina kalium derivada do árabe qali que significa álcali. Seu numero atômico é 19, peso atômico aproximadamente de 39, 09.O potássio um dos metais mais reativos e eletropositivos e o segundo mais leve depois do lítio.O potássio é essencial para a vida de todos os seres vivos, pois entra nas estruturas do núcleo e está em vários processos metabólicos.Desde do século III a.C., é utilizado como fertilizante na forma de cinzas ou resíduos vegetais. No Norte Americano, os índios usavam cinzas de árvores. (Cabadua Potash Producers, 2001).
2. Conceitos
2.1 GEOQUIMICA
A geoquímica é a ciência que estuda a química da Terra como um todo, cada um dos seus elementos componentes, sua distribuição e migração. Nas várias partes da Terra, nos minerais e rochas, tendo como foco descobrir o que proporciona essa distribuição e migração.
Os elementos químicos liberados do ambiente geoquímico primário (rochas, minerais) distribuem-se no ambiente secundário, que são as águas e sedimentos, podendo os mais móveis entrar no ciclo biogeoquímico. Os processos cujo se dão as transferências dos elementos entre o ambiente primário e o ambiente secundário são muito diversos e dependem das características de cada elemento, do ambiente primário e, do meio onde estão. Os fatores podem ser: