Importancia da auditoria interna
DETECÇÃO DE FRAUDES
Geraldo José Pinheiro*
Luís Roberto Silva Cunha *
*
Agentes de Tributos Estaduais SEFAZ/ES Mestrandos em Ciências Contábeis da
Faculdade Humanas de Vitória – ES
Contab. Vista & Rev. Belo Horizonte, v.14, n. 1, p. 31-48, abr. 2003
RESUMO
Neste artigo os autores estabelecem uma inter-relação entre o evento fraudes e o papel a ser realizado pela auditoria no sentido de sua identificação e minimização das causas de sua ocorrência. Alguns aspectos de análise do presente artigo foram extraídos de pesquisas realizadas por instituições conceituadas em nível nacional e internacional que atuam na área de auditoria e áreas afins. É evidenciado ainda pelos autores que a função do auditor por essência está diretamente associada ao conhecimento e descoberta da fraude.
Trata-se de uma análise reflexiva para propiciar ao segmento empresarial a magnitude quantitativa das fraudes, e a relevância da variável auditoria como ferramenta indispensável para contrapor este “câncer“, possibilitando a continuidade operacional do empreendimento.
Palavras-chave: Fraudes; Fraudes-Brasil; Auditoria – Práticas corruptas;
Auditoria – Práticas criminais.
1 - INTRODUÇÃO
Em decorrência da evolução das fraudes seja no aspecto quantitativo, seja no aspecto qualitativo atingindo mundialmente empresas públicas e privadas em países desenvolvidos e emergentes ocasionando perdas substanciais nos respectivos patrimônios, associado à rara literatura sobre a matéria e as recentes pesquisas que apresentam números contundentes, sentimo-nos estimulados a investigar e evidenciar o inter-relacionamento da auditoria e a sua correspondência biunívoca com o fenômeno fraudes. O enfoque do presente trabalho é apresentar a classe empresarial de forma delimitada a função da auditoria ao nível necessário a permitir, o discernimento sobre as possibilidades de aplicação na prevenção e descoberta das fraudes. Obviamente, não é
nossa