Consumo X Consumismo
O consumo é a atividade que consiste na fruição de bens e serviços pelos indivíduos, pelas empresas ou pelo governo. O consumo é a fase final do processo produtivo, precedido pelas etapas da produção, distribuição e comercialização. Ele é algo realizado por todos, e de imediato, é quase que automático irmos comprar algo para nós em mercados, lojas, etc. Esse é o consumo pelo qual compramos coisas que necessitamos, compramos somente o necessário para nossa alimentação, vestuário, habitação, divertimento e etc.
Consumismo
Consumismo refere-se a um modo de vida orientado por uma crescente propensão ao consumo de bens ou serviços, em geral supérfluos, em razão do seu significado simbólico (prazer, sucesso, felicidade), frequentemente atribuído pelos meios de comunicação de massa. O conceito mais antigo de "consumo conspícuo" tem origem na virada do século XX nos escritos de Veblen. O termo descreve uma forma aparentemente irracional e confusa de comportamento econômico. Segundo Veblen, esse consumo desnecessário é uma forma de exibição do status, muitas vezes às custas da privações.
Consumo X Consumismo
A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário. Já o consumismo se caracteriza pelos gastos excessivos em produtos supérfluos, movidos pela propaganda. A necessidade de consumo pode vir a tornar-se uma compulsão, uma patologia comportamental. Pessoas compram compulsivamente coisas de que realmente não precisam. Muitas vezes, compram o que já tem, por mais de uma vez, por simplesmente possuir algo cujo significado é essencialmente simbólico. A imitação é um item notável no consumismo. As pessoas de classes sociais mais baixas possuem tendência a imitarem e ansiarem as posses de pessoas de maior representação social, como celebridades. Ou seja, a sociedade cria um padrão, que tende a ser seguido pelas pessoas. Algumas mulheres, por exemplo, geralmente escolhem um corte de cabelo,