Consumo x Consumismo
A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que é necessário. Já no consumismo, as pessoas gastam com coisas que não estão precisando, são movidas pelas propagandas.
A necessidade de consumo pode vir a tornar-se uma compulsão. Não movidas por uma necessidade objetiva mas pelo desejo de possuir algo cujo significado é essencialmente simbólico.
Porque as pessoas consomem?
As pessoas compram porque os bens, produtos ou serviços geram uma satisfação de duas necessidades psicológicas, a necessidade de preencher um grupo social, de ser percebido, reconhecido, ser admirado e valorizado, o desejo de ser, no mínimo, igual aos outros, e não menos.
Por exemplo, a roupa serve para nos cobrir, mas também serve para melhorar a auto-estima das pessoas, principalmente as que se preocupam com o padrão de beleza, o mesmo para a academia.
Além de consumir, as pessoas tem a necessidade de tornar público o que compra e consome, vivem em uma espécie de competição social materialista, que quem tem mais é o grande campeão.
Consumir traz felicidade?
Consumir traz uma satisfação momentânea, preenche o vazio das pessoas que querem se mostrar para o mundo, se apegam as coisas materiais e chamam de felicidade.
“Se quer viver uma vida de felicidade amarre-se a uma meta e não a pessoas ou coisas” Albert Einsten
O que é felicidade?
Felicidade é viver do lado de quem você gosta, da família e amigos. É conquistar uma coisa que você sonhava há tempos, uma coisa que sempre que você lembra sorri, não tem nada a ver com bens materiais.
"A felicidade está nas pequenas coisas" Os pequenos momentos, momentos eternos, inexplicavéis e inesquecíveis.