Consumo x Consumismo
Atualmente, um dos grandes problemas, na sociedade é o Consumismo, no qual as pessoas consomem muito, sem se preocuparem com o que ou para que vão utilizar os objetos comprados, em alguns casos consomem somente pelo 'prazer' de consumir.
Teve suas bases fundadas na revolução industrial e as classes média e alta são as que mais ''utilizam'' o consumismo. O que algumas pessoas não conhecem, pelo fato de estarem sendo tão consumista que não lembram mais como é ser consumidor, é o consumo consciente, cujo é realizada a compra de um determinado produto sem prejudicar o meio, etc.
Consumo: Quando você consome você está comprando algo de forma ética sem prejudicar o meio. O seu principal princípio é consumir somente o necessário, não se deixando influenciar por propagandas de produtos desnecessários no seu dia-a-dia, porque desta forma você estará sendo consumidor e conseqüentemente ou espontaneamente irá ser uma pessoa que se importa com o meio ambiente e o meio em que você vive.
Consumismo: A publicidade cerca-nos de todos os lados, na TV, nas ruas, nas revistas e jornais e "força-nos" a ser mais consumidores que cidadãos. Hoje, tudo se reduz a uma questão de marketing. A sociedade de consumo é religiosa às avessas. Quase não há clipe publicitário que deixe de valorizar um dos sete pecados capitais: soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria. Mas será que ser ou se tornar tão consumista é algo bom, positivo, em alguns casos, muitas pessoas perdem seus próprios princípios em função do consumo em excesso, quando vamos perceber que ser consumista, além de ser desnecessário, é algo sem vantagens? (reflexão)
Você é o tipo de pessoa que entra no supermercado e avalia cada produto que vai colocar dentro do carrinho ou não está nem aí para sua origem e se realmente precisa daquilo naquele momento - muitas vezes, pagando caro por sua escolha? Quem sabe, não chega a esse ponto, mas adora produtos bem baratos, de origem um tanto