consumo sustetável
O consumo sustentável assim como o consumo verde, consciente, ético ou responsável é uma proposta de politica ambiental, ativada para confrontar problemas como a poluição da agua e do ar, a contaminação e o desgaste do solo, o desaparecimento de espécies animais e vegetais e as mudanças climáticas que são consequências do consumo excessivo do homem. Este consumo excessivo, conhecido como consumismo, é tanto um dos principais problemas das sociedades industrias modernas como um símbolo do sucesso das economias capitalistas modernas.
O consumo não se trata de uma a atividade neutra, individual e despolitizada , mas sim de uma que envolve decisões Morais e politicas diariamente. Portanto existe uma conexão entre valores éticos, escolhas politicas, visões sobre a natureza e comportamentos relacionados às atividades de consumo.
Sociedade de consumo: tentativa de compreender o que está a acontecer nas sociedades contemporâneas, referindo a importância que o consumo tem ganho na formação e fortalecimento das nossas identidades e na construção das relações sociais.
O estilo de consumo torna-se na principal fonte de:
- identidade cultural;
- participação na vida coletiva;
- aceitação em grupos;
- distinção com os de mais.
Consumismo: expansão da cultura do ‘ter’ em detrimento da cultura do ‘ser’. Os serviços públicos, as relações sociais, a natureza, o tempo, a politica e o corpo humano viram mercadorias.
Com a crescente expansão da sociedade de consumo, este transformou-se em uma compulsão e vício, impulsionado pela publicidade e forças do mercado fazendo com que nos autoavaliássemos pelo que temos e consumimos, fazendo exatamente o mesmo ao olhar para os outros. Influenciando o conceito de felicidade e qualidade de vida, sendo estes cada vez mais associados ao materialismo, podendo reduzir o tempo de lazer e dedicado às relações sociais. É também consequência do consumo os conflitos entre classes, onde existe a