Célula Nervosa
Célula Nervosa
Claudia Fátima Meneses
Daniel Heinner P. Moschen
Nathanael Gomes
Rio de Janeiro
Março – 2014
1- Introdução
Os seres vivos reagem aos estímulos do meio externo. Mudanças nas condições ambientais, tais como sons, choques, calor e frio, são percebidas pelo organismo, que reage adotando uma postura correspondente ao estímulo. Embora sejam os músculos que respondem aos estímulos, é o tecido nervoso o responsável por sua recepção e resposta adequada de acordo com cada estímulo.
O tecido nervoso desenvolve-se a partir do ectoderma embrionário, nele a substância intercelular praticamente não existe. Os principais componentes celulares são os neurônios e as células da glia.
As células da glia ou neuroglia são vários tipos celulares relacionados com a sustentação e a nutrição dos neurônios, com a produção de mielina e com a fagocitose.
Os neurônios, ou células nervosas, são irritáveis, no sentido de que pode ser excitada por um estímulo, ou seja, têm a propriedade de receber e transmitir estímulos nervosos, permitindo ao organismo responder a alteração do meio. O neurônio conduz os impulsos nervosos na totalidade ou não, e eles são capazes de conduzir em qualquer direção, mas normalmente o fazem somente em uma direção.
2- Neurônio
Os neurônios se localizam no Sistema Nervoso Central (por onde chegam as informações relacionadas aos sentidos e é dele que partem ordens destinadas aos músculos e glândulas. Formado pelo encéfalo e a medula espinhal) e no Sistema Nervoso Periférico ( é através deste que o cérebro e a medula espinhal recebem e enviam as informações permitindo-nos reagir às diferentes situações que têm origem no meio externo ou interno. É constituído por nervos, gânglios nervosos e órgãos terminais distribuídos pelo corpo todo).
Os neurônios são alongados, podendo atingir, em alguns casos, cerca de 1 metro de comprimento, como nos neurônios que