A Sustentabilidade Na Constru Ao Civil
A Sustentabilidade na construção civil
(HAxHR)
1º semestre Curso: Engenharia Civil
Profª: Fabíola Lowenthal
UNIFIA- Centro Universitário Amparense
Amparo- SP
2015
O advento de novas tecnologias tornou possível o desenvolvimento de projetos sustentáveis, possibilitando assim novos métodos inseridos na construção civil que beneficiam à toda a sociedade moderna. Não foge ao conhecimento de todos que a necessidade contemporânea consiste no desenvolvimento de projetos residenciais e também complexos industriais que se tornem cada vez mais auto suficientes e acima de tudo benéficos ao meio ambiente.
A sustentabilidade é um dos temas mais comentados em todas as esferas sociais da atualidade. Todos os dias novas formas de preservar os recursos naturais existentes surgem e na construção civil não é diferente.
Novos produtos de origem natural e reciclados são utilizados hoje como uma forma de tornar mais baratos os projetos e ao mesmo tempo conferindo segurança e beleza aos mesmos.
Desde 1973 com a crise do petróleo, até a presente visão sobre o que é construção sustentável vem modificando-se e aprofundando-se.
No inicio, o objetivo era conseguir edifícios energeticamente mais eficientes. O desafio consistia em superar a crise do petróleo com projetos que se tornassem menos consumidores de energia, porém com o passar dos anos o problema tornou-se outro; primeiro o entulho gerado pela obra, depois o consumo excessivo de água, o lixo gerado pelos moradores e usuários do local e hoje por último mas não menos importante, o grande vilão dos projetos sustentáveis: a emissão de CO2 e os gases responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global.
Começou-se a perceber que a construção sustentável não é um modelo para acabar com problemas, mas sim uma forma de pensar a construção e tudo que a envolve.
Quanto mais sustentável uma obra se torna, mais responsável ela será por tudo o que consome, gera, processa e descarta. A reciclagem dos