SUSTENTABILIDADE E CONSTRU O CIVIL
A abordagem do tema de sustentabilidade dentro da construção civil é recente, tendo se tornado preocupação e foco de pesquisas mais amplas somente a partir da década 1990. É um tema de complexidade considerável, tendo em vista que a construção civil é uma das atividades humanas mais poluidoras atualmente, gerando entulhos muitas vezes incapazes de serem reutilizados.
A construção civil, também, já se apresenta, por si só, como uma atividade de complexa execução, sendo necessário o levantamento de diversas premissas para que um prédio seja ecologicamente correto, tais como o condicionamento de ar, a orientação de fachada em relação ao nascente/poente do sol, o a reutilização de água, o destino dos resíduos provindos da construção, entre outros.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa sucinta baseada no tema supracitado, baseado no estudo dissertado no texto “Construção e sustentabilidade – Um breve histórico”, discorrendo sobre a história da sustentabilidade acerca da construção civil, e mostrando, através de exemplos de inserção no mundo atual, sua aplicabilidade e também suas falhas.
Contexto
A história e a evolução do mundo e da sociedade nos mostra como o homem desenvolveu variadas técnicas que atendessem às suas também variadas necessidades. A construção civil entra como uma dessas necessidades fundamentais para a vida do homem, considerando-se a importância da moradia e, mais tarde, da constituição das cidades.
Foram desenvolvidas ao longo do tempo técnicas que permitissem a construção cada vez mais aperfeiçoada de edificações. E através de estudos dos resultados e do avanço das tecnologias conseguiu-se edifícios cada vez mais sustentáveis.
No entanto, essa preocupação demorou para entrar em foco. Observou-se o problema no modelo de desenvolvimento vigente, e a indústria em geral começou a discutir e enfrentar os problemas de sustentabilidade. A indústria de Construção Civil, por sua vez, somente entrou neste mérito