139252429 REFLEXOES SOBRE O ROMANCE MODERNO ROSENFELD
6550 palavras
27 páginas
anatol rosenfeldTEXTO/CONTEXTO I
~\\,~
~
~
~I\~
EDITORA PERSPECTIVA
Quando a alma fala, já não fala a alma.
FRIEDRICH
5" edição
ISBN 85-273-0073-7
Direitos reservados à
EDITORA PERSPECTIVA S.A.
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 3025
01401-000 - São Paulo - SP -Brasil
Telefone: (011) 885-8388
Fax: (011) 885-6878
1996
SCHILLER
REFLEXÕES SOBRE O ROMANCE MODERNO
1
Estas considerações sobre o romance moderno
I'lll.ú visam a uma apresentação sistemática ou histórica, por mais rudimentar que seja, de um vasto sétor d~ literatura atual. O que propomos, nestas páginas, é um jogo de reflexões, espécie de diálogo iUdico .com o leitor, baseado numa série de hipóteses. possivelmente fecundas.
A hipótese básica t.:m que nos apoiamos é a suposição de que em cada fase histórica exista certo
Zeitgeist, um espírito unificador que se comunica a todas as manifestações de culturas em contato, naturalmente com variações nacionais.
Falamos nestas
A
75
páginas da "cultura ocidental", não tomando em conta as diversificações naciclDais. . Supomos, pois, que mesmo numa cultura muito complexa como a nossa, com alta especialização e autonomia das várias esferas
- tais como ciências, artes, filosofia - não só haja interdependência e mútua influência entre esses campos, mas, além disso, certa unidade de espírito e sentimento de vida, que impregna, em certa medida, tOdas estas atividades.
A segunda hipótese sugere que se deva considerar, no campo das artes, como de excepcional importância o fenômeno da "desrealização" que se observa na pintura e que, há mais de meio século, vem suscitando reações pouco amáveis no grande público. O termo "desrealização" se refere ao fato de que a pintura deixou de ser mimética, recusando a função de reproduzir ou copiar a realidade empírica, sensível. Isso, sendo evidente no tocante à pintura abstrata ou não-figurativa, inclui também correntes figurativas como o cubismo, expressionismo ou surrealismo.
Mesmo
estas correntes deixaram de visar a