vertebrados ou invertebrados
Os animais são estudados pela zoologia - campo da ciência cujo nome origina-se da língua grega: zoo significa "animal", e logia, "estudo".
Para facilitar o estudo, é importante classificar os animais. Uma das formas de fazer essa classificação é dividi-los em dois grandes grupos: vertebrados e invertebrados.
No grupo dos vertebrados estão os animais que, como os seres humanos, possuem coluna vertebral. Já o grupo dos invertebrados é formado por aqueles que não possuem coluna vertebral.
A coluna vertebral é um tipo de eixo esquelético formado por peças articuladas entre si - as vértebras-, que podem ser ósseas ou cartilaginosas. As articulações permitem a flexibilidade do esqueleto interno, facilitando a movimentação.
Observe a coluna vertebral do homem e no detalhe a articulação entre as vértebras.
Os Vertebrados
Vertebrados (Subfilo Vertebrata) são animais que possuem um esqueleto interno (endoesqueleto) que inclui uma estrutura constituída por uma coluna de vértebras. O Subfilo Vertebrata é um grupo dentro do Filo Chordata (comumente chamado de “cordados”) e como tal herda as características de todos os cordados:
Simetria bilateral
Segmentação do corpo
Endoesqueleto (ósseo ou cartilaginoso)
Bolsas faríngeas (presente durante alguma fase de desenvolvimento)
Sistema digestivo completo
Coração ventral
Sistema sanguíneo fechado
Cauda (em algum estágio de desenvolvimento) Vertebrados
Além das características citadas acima, os vertebrados possuem uma característica adicional que os torna únicos entre os cordados: a presença de um esqueleto. Existem alguns grupos de cordados que não possuem espinha dorsal. Esses organismos não são vertebrados e, em vez disso, são referidos como cordados invertebrados.
Os Invertebrados
Os invertebrados fazem parte de uma coleção ampla de grupos de animais (que não pertencem a um único subfilo, como os vertebrados) todos os que não têm uma espinha dorsal.