Sustentabilidade social
[pic]
Ao longo da história, os seres humanos sempre foram modificadores do ambiente onde vivem, a sociedade, a fim de obter progresso e desenvolvimento. Isto foi possível, devido aos avanços da tecnologia e a mundialização, frutos das Revoluções Industriais.
Os avanços tecnológicos trouxeram melhorias na qualidade de vida algumas pessoas, aumentando sua expectativa de vida e sua comodidade, mas consigo vieram as conseqüências de um processo constante e atualizado: o crescimento demográfico, aumento do consumo (consumismo), o uso excessivo dos recursos naturais, desigualdade social, degradação do espaço e mudanças nos hábitos ( estilo de vida), devido as mudanças no sistema capitalista e do capital, gerados por uma economia neoliberal.
“As inovações tecnológicas produzem um novo modo de articulação entre o espaço e o tempo, isto é, a possibilidade de que ocorram diferentes pontos do planeta fenômenos interligados (...)”.
Estes avanços não estão distribuídos de forma proporcional e igualitária no mundo, fato este que dificulta a acessibilidade e a inclusão de alguns indivíduos na sociedade atual. “O crescimento da população mundial, as largas diferenças entre poder político contribuem para a deterioração ambiental, que, por sua vez, altera tanto a vida das pessoas quanto a estabilidade política e econômica mundiais. Mesmo assim as atuais políticas de governo passam por cima dos problemas, distraindo a atenção pública, e às vezes nem sequer os notam, o que distancia cada vez mais as possibilidades do tão almejado desenvolvimento sustentável (...)”.(ASSUNÇÃO, Maria de,cap.2 - Desenvolver e conservar – o Convívio com um Paradoxo, pág. 43-44 –Planejamento Ambiental para a cidade sustetável, ed. EDIFURB / ANNABLUME.)
A economia movimentada pela tecnologia cresce em ritmo acelerado e continuo, por isto, é necessário a criação de medidas e mecanismos de controle e estruturação, para que haja um desenvolvimento social sustentável e que