Plano de marketing nas pequena e medias empresas
Os benefícios do planejamento de marketing estão bem documentados, conforme mostrado anteriormente, levando a melhores práticas de marketing, tais como: servir os melhores clientes-alvo, vencer a concorrência, conhecer os desenvolvimentos do mercado, maximizar os retornos, usar os recursos para obter vantagens, minimizar as ameaças, reconhecer as forças e as fraquezas da organização (Simkin, 1996).
O plano de marketing é o documento escrito para guiar a implementação e o controle das atividades de marketing de uma organização (Simkin, 1996; DIBB, 2002), ou seja, é o resultado do processo de planejamento. Cobra (1991) acredita que o plano de marketing é um conjunto de ações táticas de marketing que devem estar atreladas ao planejamento estratégico da empresa. Mais do que um documento estático, ele deve constituir-se em um roteiro dinâmico de procedimentos coerentes com os objetivos estratégicos.
Para Campomar (1983), o plano de marketing estabelece os objetivos de uma organização para o próximo período de atividades, definindo programas de ação necessários para ao atingimento desses objetivos. Dessa forma, o plano é a consubstanciação do exercício do planejamento formal.
Campomar (1983) explica que o plano de marketing é uma comunicação organizada, documentada e formal com as seguintes finalidades: explicar a situação da organização, especificar as oportunidades e os problemas que a organização tem possibilidade de encontrar, estabelecer objetivos específicos e realísticos a serem atingidos, especificar as estratégias de marketing e os programas de ação necessários ao atingimento dos objetivos, indicar com exatidão os responsáveis pela execução dos programas, estabelecer prazos para a execução dos programas e os respectivos controles, e apresentar metas e programas devidamente quantificados (previsões e