Consumo de Antibióticos-Um problema de Saúde Pública
Fevereiro 2014
1. Objetivo
2. Definição
3. Descoberta
4. Consumo na Europa
5. Resistências
6. Saúde Pública
7. Atividade
8. Notícias
9. Vídeo
10.Atividade
11.Conclusão
12.Bibliografia
13.Teste de avaliação
Sensibilizar a população para o consumo racional de antibióticos
Os antibióticos são medicamentos que têm a capacidade de destruir bactérias (bactericidas) ou de impedir a sua multiplicação(bacteriostáticos). As bactérias são microorganismos que podem sobreviver no corpo humano, no ar, na água, no solo, mas não necessitam de células vivas para a sua sobrevivência.
•O primeiro antibiótico - a penicilina - foi descoberto por Fleming, em 1928, ao verificar inibição de uma cultura bacteriana de Staphylococcus pela ação de um fungo.
•Durante a 2ª Guerra Mundial, em 1939, intensificaram-se as pesquisas para avaliar o valor quimioterápico da penicilina.
•Em 1942, por altura de um incêndio numa discoteca em Boston, foi utilizada uma “droga milagrosa” que se mostrou excelente no combate às infecções de pele associadas às queimaduras.
Muitos dos antibióticos prescritos pelo Médico são de largo espectro
Uma bactéria suscetível a um determinado antibiótico é destruída por ação do mesmo, no entanto podem permanecer as bactérias resistentes Uso inadequado de Antibioterapia constitui o principal fator para o desenvolvimento de resistências e para a falha terapêutica.
A resistência aos antibióticos é uma realidade em todo o mundo, constituindo um problema sério no tratamento de doenças infeciosas.
Como prevenir???
1. Limitar o acesso a antibióticos;
2. Melhoria do saneamento básico;
3. Desenvolvimento de vacinas;
4. Controlo de bactérias multirresistentes
(ambiente hospitalar);
5. Redução do uso de antibióticos na pecuária
e agricultura;
1. Em que microorganismos atuam os antibióticos?
B A C T É R I A S
__ __ __ __ __ __ __ __ __
2. Qual o 7º país com