microbiologia
A água é um dos bens de maior preocupação mundial, e também é um conjunto socioambiental preponderante à sua manutenção e qualidade como um bem de todos e a demanda por agua de boa qualidade tem se acentuado muito no século XXI, devido ao crescimento populacional, e com isso houve a necessidade de criar órgãos ou instituições a nível gestacional para as determinações e controle da qualidade da agua.
A contaminação da agua vem sendo preocupante no Brasil, pois o índice relacionado aos microrganismos patogênicos é significativo, segundo a OMS, 80% das diarreias agudas no mundo estão relacionadas ao uso de água imprópria para consumo.
No Brasil, 65% das internações hospitalares são devidas a doenças veiculadas pela água(MCT,2001) e isso se deve a poluição biológica relacionado ao padrão de potabilidade da água. Esses padrões são implícitos a necessidade de cobertura mais ampla dos serviços de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário, bem como do seu controle de qualidade.
O grande número de patologia pode ser decorrido da ineficiência dos sistemas de abastecimento de água e da falta de higienização doméstica e isso desencadeia uma série de organismos patogênicos, tais como vírus, bactérias, protozoários ou helmintos de origem intestinal, tornando a água um veículo de transmissão de doenças.
Para regulamentar são definidos parâmetros a ser cumpridos pela Estação de tratamento de agua (ETA) especialmente a microbiologia da agua, sendo entre as principais causas de contaminação da agua. Esses padrões são definidos pela portaria “MS 518 25/03/2004” que institui a resolução, procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da agua para o consumo humano e seu padrão de potabilidade, e de outras providencias.
A quantificação de microrganismos de interesse sanitário como os coliformes é de grande importância para a saúde pública e objetivo desse é analisar esse protótipo dentro do município de Cacoal , e