Detecção de antibióticos no leite
CAMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE
DAIANES RABUTKA
DETECÇAO DE RESIDUOS DE ANTIBIOTICOS NO LEITE EM UMA INDÚSTRIA DE LATICINIOS NO OESTE DE SANTA CATARINA
São Miguel do Oeste
Fevereiro 2014
DAIANES RABUTKA
DETECÇAO DE RESIDUOS DE ANTIBIOTICOS NO LEITE EM UMA INDÚSTRIA DE LATICINIOS NO OESTE DE SANTA CATARINA
Laticinios Piracanjuba, localizada na BR 282, Km 204,3, Bairro Industrial, Maravilha Santa Catarina.
Orientador: Professora Dra Eliane Maria De Carli
Supervisor de estágio: Mario da Silva
São Miguel do Oeste
Fevereiro 2014
Sumário
Justificativa
O leite sem duvida, por sua composição, é um alimento de extremo valor na dieta humana, mas, pela mesma razão, constitui excelente substrato para diversos microrganismos. A atividade de alguns microrganismos é benéfica, pois promovem mudanças físicas, químicas e sensoriais no leite ao se preparar diversos produtos. Por outro lado a atividade microbiana não controlada é prejudicial tornando o leite ou derivados inadequados ao consumo e levando a prejuízos econômicos. Assim podemos dividir os microrganismos em benéficos (fermentativos), patogênicos (causadores de enfermidades) e deteriorantes (alteram as características do leite e derivados) e ainda os saprófitos que estão no leite por acaso e não provocam nenhum tipo de interferência.
O leite é o produto da secreção da glândula mamaria de fêmeas mamíferas domesticadas pelo homem. Este processo de domesticação e início da utilização do leite animal, principalmente o de origem bovina, data aproximadamente 5.000 anos A.C.. A partir de então o Leite tem sido considerado, ao longo do tempo, um alimento por excelência para utilização pelo homem.
Já no início desta fase de utilização do leite, o homem aprendeu a transformar o leite, não só com o objetivo de aumentar sua durabilidade, mas de