consumo consciente
Mais do que uma estratégia de ação a ser implementada pelos consumidores,consumo consciente é uma meta a ser atingida.
A preocupação se desloca da tecnologia dos produtos e serviços e do comportamento individual para os desiguais níveis de consumo.Afinal,meio ambiente não está relacionado apenas a uma questão de como usamos os recursos,mas também uma preocupação com o quanto usamos.
Poderiamos identificar características essencias que devem fazer parte de qualquer estratégia de consumo sustentável: deve ser parte de um estilo de vida sustentável em uma sociedade sustentável; deve ser consistente com a conservação e melhoria do ambiente natural; deve acarretar um processo de aprendizagem,criatividade e adaptação.
A idéia de um consumo sustentável,portanto não se limita a mudanças comportamentais de consumidores individuais ou,ainda,a mudanças tecnológicas de produtos e serviços para atender a este novo nicho de mercado.Apesar disso,não deixa de enfatizar o papel dos consumidores,porém priorizando suas ações,individuais ou coletivas,enquanto práticas políticas.
Por essa razão,o que importa não é exatamente o "impacto ambiental do consumo",mas antes o "impacto social e ambiental da distribuição desigual do acesso aos recursos naturais".
É possível afirmar que as relações entre o meio ambiente e desenvolvimento estão diretamente relacionadas aos padrões de produção e consumo de uma determinada sociedade.
A busca de formas alternativas e solidárias na esfera da produção,articulando experiências bem sucedidas em "mercados limpos e justos",podem e devem se aliar aos movimentos de consumidores ,organizados na articulação de mecanismos de resistência,reorientação dos modelos produtivos e tentativas de interferência nas agenda hegemônicas.
Consumo verde
Consumo verde é aquele em que o consumidor,além de buscar melhor qualidade e preço,inclui em seu poder de escolha,a variável ambiental,dando preferência a produtos e serviços que não agridam o